domingo, 29 de maio de 2011

de cabeça pra baixo!

            Nunca pensei que ficar de cabeça pra baixo fosse tão ... confortável!!!.. 
Participei de uma Caravana Religiosa e Cultural da Filosofia da qual pertenço, ao JAPÃO!



                 Foram 2 anos de preparação espiritual e financeira, como nunca consigo "economizar" dinheiro, cheguei ao ponto de ter que quebrar meu cartão de crédito   e em dois anos, somando os "presentes financeiros" recebidos da minha mãe, consegui enfim realizar o sonho de vários anos... Peregrinar aos Solo Sagrados do Japão em setembro de 2009, inicio da estação mais vermelha do ano, o OUTONO. 



              Foi uma viagem inesquecível, maravilhosa, que ainda tive o prazer de ir acompanhada da minha mãe, que já conhecia quase tudo no lugar. Ainda, 2 ministros que conheci na minha adolescência, e que não os via há aproximadamente 20 e15 anos, estavam compartilhando comigo dessa ímpar experiência.


             Foram 672 fotos tiradas da minha máquina somando com 605 da máquina da minha mãe registrando os 15 dias que passamos do br ao jp.
            Saímos de carro com meu pai, de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro - 2h e meia de viagem. No Rio, encontramos com parte do grupo e seguimos de avião até São Paulo. Ficamos 6 horas em São Paulo aguardando o restante do grupo,e a noite, pegamos o avião para Londres (pois é, dessa vez fomos pela Europa). Foram 11horas de vôo. O legal era as aeromoças fechando as janelas, apagando as luzes par dar idéia de noite, sendo que era visível, na televisão interna individual, que estávamos viajando, literalmente, a caminho da Luz... pois estava amanhecendo em todas as cidades pelas quais passávamos. De Londres, mais 12 horas até o Japão. 


          Fiquei maravilhada com a beleza, a limpeza, a educação e a simpatia dos Japoneses. Recebemos um guia de palavras e expressões mais usadas, e decorei algumas. Era legal, de manha cedo, sorrir para os orientais e dizer "Ohayou gozaimassu", eles percebiam que estavamos nos esforçando para falar a lingua deles, e isso sempre foi muito reconhecido por lá.
          
        Uma palavra que gostava muito de usar em todo lugar que eu ia, era o dozo, que expressa cortesia. As senhoras japonesas ficavam demasiadamente felizes e satisfeitas. Numa fila, por exemplo, era só dizer "dozo" (fala-se dosô) e cedia a frente a elas, normalmente eu fazia isso com as senhoras, foi uma experiência maravilhosa, aplicar a gentileza no Japão.


       Os hotéis que ficamos eram de 5 estrelas pra cima, se é que existem..rs.. O melhor e mais interessante, e onde eu até me perdi - tamanha a grandeza do lugar, foi em Tokyo, chegamos na cidade das luzes à noite, parece que foi friamente calculado... e foi uma experiência e tanto. 




       OUTONO no Japão é tudo de bom.. como se em outras épocas do ano não fosse... mas o clima é gostoso, não faz frio demasiado, nem calor intenso. É bom de dormir... de acordar... de tudo... ahh tudo bem que essa questão de sono ficou um tanto quanto conturbado no Japão.. mas quando começamos a nos adaptar.. viemos embora... e que ruim vir embora.... chegar no Rio de Janeiro e nao poder mais beber água da torneira do banheiro, sim..no japão é tudo potável... chegar no rio e ter que se preocupar com a bolsa... lá no Japão ninguem rouba ninguem, minha mae esqueceu o notebook no hotel e algumas horas depois, lá estava ele.. em suas mãos. Isso é Honestidade, uma cultura rica!


Vale atentar ao Castelo de Ouro, sim, todo de ouro.. conseguem imaginar como ele estaria se fosse no Brasil? acho que com cercas de segurança, e um muro ao redor, acredito que nao daria para se contemplar sua beleza... mas no Japão ... "pode!" Foi construído pelo Rei para sua Rainha. Ele é todo de ouro, e já foi visto réplicas da parte interna em outros lugares. Finalizo minha viagem com esse castelo maravilhoso.